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#36 | DEZEMBRO 2010
NUNO NOGUEIRA
Manager da PwC ACADEMY e Responsável pela Formação e Desenvolvimento da PwC
"Procuramos ir de encontro às expectativas dos nossos clientes, evitando formações que se caracterizem por uma relação unidireccional formador – formando e que se limite à mera exposição de conhecimentos"

Um dos vossos lemas é a formação de profissionais para profissionais. De que forma esta premissa é uma mais-valia para as empresas que vos solicitam serviços e para a própria PwC?
Acreditamos que a formação profissional constituirá uma mais-valia para as empresas e para os seus colaboradores e que será tanto maior quanto mais significativa for, para além do seu conhecimento, a experiência profissional dos formadores e especialistas envolvidos na preparação, organização e execução do programa formativo.
Efectivamente, na formação de quadros médios e superiores, os participantes procuram não apenas actualizar ou adquirir conhecimentos mas também, e sobretudo, encontrar respostas concretas para os seus desafios quotidianos, no exercício das suas responsabilidades. Connosco, encontram esse apoio.

Para a PwC, a aposta em formações mais especializadas com vista a formação de “expertises” tem um retorno de sucesso mais garantido?
O nosso propósito não é actuar em todos os domínios do saber, mas sim naqueles em que o nosso contributo como especialistas possa traduzir-se em ganhos relevantes de conhecimento para os nossos clientes. A aposta não assenta na partilha de conhecimentos generalizados, mas sim em experiências formativas que façam a diferença.

Nas vossas formações de sala apostam também em acções combinadas, ou seja, em vários tipos de abordagem e à medida?
Procuramos ir de encontro às expectativas dos nossos clientes, evitando formações que se caracterizem por uma relação unidireccional formador – formando e que se limite à mera exposição de conhecimentos.
Uma das mais-valias do plano formativo para clientes que temos vindo a concretizar reside na natureza eminentemente prática das acções de formação, com o forte envolvimento dos formandos na resolução de exercícios e casos práticos, próximos daquilo que é o seu quotidiano profissional.
Inclusive, mesmo nas formações inter-empresas, em regime aberto, temos a preocupação de saber, antecipadamente, qual o tipo de experiência e enquadramento profissional dos formandos de modo a ajustarmos o programa às características específicas do grupo em sala.
Na formação à medida – que tem tido um peso muito significativo na nossa intervenção pedagógica no mercado (representou mais de 70% dos programas que desenvolvemos em 2009/10) – desenvolvemos sempre um trabalho muito profundo de concepção e design pedagógico com os responsáveis do cliente (incluindo o top management), aferindo com exactidão, quais os propósitos do programa a aplicar e quais os objectivos a alcançar por cada participante de modo a que seja atingida, in the end of the day, simultaneamente, uma elevada satisfação dos formandos e um incremento significativo dos seus conhecimentos.

A formação “On - the - job” traz mais sucesso ou o e-learning está cada vez mais adequado ao mercado vigente?
A este respeito temos uma posição muito clara sobre a importância da formação no posto de trabalho - acreditamos que grande parte da transferência de conhecimento ocorre neste contexto. Tal perspectiva constitui um desafio, na medida em que devemos recordar que concorrem para o sucesso da formação no seu posto de trabalho diversos factores como o contexto socioprofissional do formando, a sua categoria profissional, a (s) sua (s) hierarquia (s), a cultura organizacional de desempenho e de coaching, o comprometimento dos próprios colaboradores no seu auto desenvolvimento ou ainda a qualidade da transferência do conhecimento inicial que suporte a aplicação efectiva do mesmo.
Por isso é tão importante que a formação de base inicial e/ou contínua – em sala ou em e-learning, que ocorra em paralelo com a formação on-the-Job, seja prática e direccionada às preocupações e desafios profissionais dos formandos, isto é, efectivamente útil. O e-learning não constitui portanto um substituto à formação em posto de trabalho – mas sim um complemento eficaz e relevante que fará a diferença, a par da formação em sala, se for eminentemente prático e útil.

A PwC ACADEMY nasce em que contexto? Quais os seus objectivos e que funções tem, concretamente?
A PwC ACADEMY evidencia a oferta de formação profissional da PricewaterhouseCoopers e os seus serviços de consultoria e outsourcing na gestão da formação.
A oferta de formação profissional traduz as competências técnicas e pedagógicas dos nossos profissionais e especialistas em vários domínios do conhecimento – das finanças à fiscalidade, passando pela contabilidade, gestão, marketing e recursos humanos e que, com a sua experiência profissional, enriquecem a experiência formativa do (s) formando (s).
As soluções de consultoria e outsourcing na gestão da formação traduzem as competências especializadas em formação e desenvolvimento decorrentes dos nossos recursos técnicos e humanos e que, com a aplicação das melhores práticas nesta área, têm garantido que a PwC constitua uma das melhores referências na formação e desenvolvimento, a nível nacional e internacional.
Desde sempre nos foi solicitado a concepção e execução de programas de formação para os nossos clientes, mas com a génese do brand PwC ACADEMY em Portugal, em 2006/07, iniciámos um caminho que reforçou e consolidou o nosso posicionamento comercial e especializado que, em pouco tempo, nos tornou numa das principais referências da formação profissional para executivos em Portugal.

NOTA: Esta entrevista a Nuno Nogueira está integrada no acordo de parceria entre a Intra e a PwC para a Conferência “A formação como investimento no capital intelectual da organização”

*Veja a entrevista completa no próximo número da revista Intra Director de Recursos Humanos

Biografia
Nuno Nogueira é Manager da PwC ACADEMY, assegurando desde 2006 a coordenação das políticas de formação e desenvolvimento da PricewaterhouseCoopers e a sua área de negócio de formação para clientes. Licenciado em Economia (UPT), Pós-Graduado em Finanças e Fiscalidade (FEP) e Pós-Graduado em Políticas de Desenvolvimento de RH (ISCTE). Assumiu ainda, cumultativamente, responsabilidades de liderança na área de recrutamento e selecção e assessment & development entre 2008 e 2010, tendo o seu trabalho na área de recursos humanos sido reconhecido com o Prémio RH Revelação 2009 atribuído por RH Magazine / Select. É ainda autor de artigos nas áreas de recursos humanos e desenvolvimento profissional.

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