SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#27 | JULHO 2010
JOSÉ CARLOS ANTUNES
Director de Sistemas de Informação da Sonae Capital
"Simplificação é a regra de ouro"

Qual a importância das tecnologias da informação na Sonae?
As TI têm um papel fundamental e funcionam como um importante driver nos negócios da Sonae. Estes resultados são visíveis no orçamento dispendido e divulgado em âmbito do evento Finco 2010, assim como na implementação de serviços inovadores e diferenciadores disponibilizados aos nossos clientes, nas várias áreas de negócio.

Quais os desafios que a crise financeira trouxe à área de TI?
As crises por definição têm um papel “depressivo” nas sociedades e consequentemente nas organizações. Contudo, são sempre um “push” forte para se repensar a eficiência, focalizar no essencial e garantir um crescimento sustentado. Se olharmos para os últimos anos, verificou-se um forte crescimento económico e houve uma enorme diversificação em produtos, serviços, soluções, etc. Esta diversidade, com a crise, está a ser repensada para se simplificar e focalizar no essencial. 

Como irá evoluir o sector das TI?
Acredito que o papel das TI nas organizações é um factor diferenciador em qualquer escala temporal que se analise. A diferença é que nos momentos de maior “pressão e crise” o foco que lhe é dado é superior, e por consequência existe uma maior atenção da sociedade  para esta área, o que promove e desenvolve a área das TI.

Quais são os principais desafios e obstáculos que um DSI tem neste momento?
Neste momento, um DSI tem a oportunidade para se diferenciar e rever a sua estratégia na orientação para o serviço e apoio on-line aos negócios. Simplificação é a regra de ouro.

Como encara o papel de DSI no contexto actual?
Um driver para a sustentação económica e garantia da estabilidade nos processos e serviços.
Na minha opinião, existem conceitos e áreas de intervenção que vão ter um maior desenvolvimento nos próximos tempos, tais como o Cloud Computing e a Virtualização. A área de segurança terá que evoluir e ser olhada com outra prioridade pelas DSI/organizações por força dos maiores ataques (externos) dado o contexto actual de crise.

Quais são os maiores desafios para este ano?
Serão tempos difíceis para todas as áreas de negócios, dadas as restrições orçamentais impostas e a impor. Contudo existirão inúmeras oportunidades ao nível de consolidação de Sistemas e diferenciação de serviços e SLA´s existentes. Por isso, será necessária maior criatividade para fazer mais e melhor, com menos.

Biografia
José Carlos Antunes, Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática, pela Universidade do Minho (1992) e MBA pela EGP-UP (1998). Trabalhou no sector Farmacêutico e no Retalho Alimentar como Analista de Sistemas e Account Manager. Ingressou no Grupo Sonae em 2000 na Direcção de Sistemas de Informação da SONAE Distribuição, sendo desde 2008, responsável pela Direcção de Sistemas de Informação da SONAE Capital.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Paul Leadbetter, Rui Ferro, Gil Salema da Costa
 
Intra Director Financeiro
Não vivemos preocupados com o lucro mas sim com a sustentabilidade
Patrícia Boura
Interface Banca&Seguros
Não podemos travar o desenvolvimento
Suzana Ferreira
Intra Director
Recursos Humanos
A formação faz parte do nosso código genético
Carla Conde
Intra Director Marketing e Comunicação
É necessário ajudar os nossos parceiros a catapultarem o seu negócio
Catarina Galvão de Carvalho
Interface Empresas
Através da inovação é possível criar empresas que compitam em qualquer mercado
António Câmara
Edição Design Luís Silva
Produção Filipe Neto Publicidade
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).