Qual é a composição da frota da Air Liquide (volume e tipologia de viaturas)?
A frota da Air Liquide, líder mundial dos gases para a indústria, a saúde e o ambiente, é constituída em Portugal por oitenta viaturas ligeiras, das quais vinte por cento são viaturas comerciais.
Destes, quais são veículos próprios e por sistema de aluguer?
Todas as viaturas da nossa frota são contratadas em aluguer operacional.
A vossa empresa possui uma ampla frota de camiões. Quais os principais desafios na aquisição e manutenção destas viaturas, sujeitas a características especiais de fábrica?
Todos os camiões da nossa frota são propriedade das empresas de transporte cujo serviço contratamos. Não obstante, o grande desafio consiste em manter uma parceria de elevada qualidade com estas empresas, para que as altas exigências de serviço e segurança da Air Liquide sejam integralmente cumpridas.
Como qualificaria a vossa relação com as locadoras com quem têm trabalhado? Que pontos deveriam ser tidos em conta na melhoria desta relação?
Até ao momento, apenas trabalhámos com um fornecedor. Estamos globalmente satisfeitos e, recentemente, alargámos a contratação do seguro automóvel, para que toda a gestão de frota esteja completamente centralizada no mesmo fornecedor. Consideramos que existem necessidades na área de manutenção que representam oportunidades de prestação de serviços pela nossa locadora.
Que factores têm em conta, na hora da escolha de viaturas para o vosso parque automóvel? No processo de aquisição, costumam ter em atenção carros que poderão ter maior valor residual?
As viaturas têm de cumprir os critérios especificados na nossa politica automóvel, ao nível da segurança, do equipamento e da imagem. A nossa escolha recai sobre viaturas que cumpram os rigorosos critérios da Air Liquide – e, dentro destas, as que apresentem o menor TCO (Total Cost of Ownership). A escolha de uma viatura com maior valor residual é uma forma de reduzir o valor da renda mensal, desde que o somatório de todos os custos inerentes à utilização dessa viatura seja globalmente favorável.
Um estudo do Observatório para a Mobilidade e Transportes da Europcar aponta que os portugueses estão mais preocupados com as questões ambientais. A realidade da gestão de frotas, onde a contenção de custos é primordial, parece-lhe compatível com boas práticas a este nível?
A Air Liquide exerce a sua actividade, actuando com responsabilidade em relação ao ambiente. O grupo desenvolve tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis que optimizam o uso do ar e dos recursos naturais do planeta e permitem o progresso da sociedade e preservação da vida. Na gestão de frotas, essa preocupação não poderia ser diferente. Existem boas práticas ao nível da redução de cilindrada e preferencia por viaturas com menores emissões de dióxido de carbono.
Quais as vossas principais iniciativas tendo em vista a redução do consumo médio de combustível?
O adequado planeamento das deslocações, conjugado com a formação em condução defensiva, propiciando o reforço da componente segurança e, paralelamente, a redução do consumo médio.
Biografia
Jorge Rola é, desde 2006, responsável de Compras da Air Liquide. Trabalha nesta organização desde 1994, onde exerceu funções de responsável nas áreas Comercial e de Marketing. É engenheiro Químico Industrial, formado no Instituto Superior Técnico.