A CM de Vila do Bispo lançou um novo serviço online que permite aos habitantes da localidade algarvia reportar ocorrências na via pública. Quais foram os principais objectivos de implementação deste projecto?
O serviço está disponível para todo o Concelho e não só para Vila do Bispo. O objectivo primordial foi proporcionarmos ao munícipe a possibilidade de reportar de forma rápida um problema, que muitas vezes apesar de não ser grande, incomoda a vivência do dia-a-dia e que, de forma rápida poderá ser resolvido. Um segundo objectivo foi o de diminuirmos custos de algumas reparações que, se resolvidas numa fase inicial não se tornam posteriormente em grandes reparações ou intervenções muito mais dispendiosas.
Pode descrever como funciona exactamente este serviço?
O munícipe alerta-nos com a sua reclamação, dando conhecimento do problema, localização exacta e sua dimensão e, internamente, é despoletado um processo nos serviços para uma rápida acção de uma brigada de intervenção multidisciplinar que tentará resolver o mesmo no mais curto espaço de tempo.
Que importância atribui a um serviço deste âmbito nas autarquias?
Tal como disse anteriormente, além de proporcionarmos maior qualidade de vida aos nossos munícipes, contribuímos para que pequenos problemas não se tornem grandes problemas a necessitarem de intervenções mais dispendiosas ao erário público. É essa a missão para que fomos eleitos.
Que vantagens traz às autarquias este tipo e serviço?
Em termos políticos, muitas, pois ao darmos uma resposta rápida e satisfatória aos problemas mais prementes da população, ela confia mais nos seus eleitos e, no futuro, sabe que pode contar connosco para as grandes e para as pequenas questões que a afecta.
Em termos financeiros trás enormes vantagens, pois ao atacarmos numa fase inicial alguns problemas como pequenos buracos, fugas de água, etc, o custo da reparação é muito baixo e é sempre feito com os técnicos da Câmara. Caso contrário, estes problemas tornar-se-iam grandes problemas e os custos inerentes às reparações seriam muito mais elevados.
Que lacunas vem preencher em relação ao sistema anterior?
Nos dias que correm, a Internet é o maior motor de desenvolvimento e comunicação numa sociedade evoluída e desenvolvida, e o futuro passará por termos todos os mecanismos públicos disponíveis à distância de um clique. Este novo sistema só peca por ser tardio e com alguns anos de atraso, sendo já utilizado em imensos municípios do país. Nunca houve um investimento sério nas tecnologias de informação em Vila do Bispo. Na prática, dá mais celeridade na assistência e resposta às populações, proporcionando maior conforto e satisfação com a causa pública tantas vezes denegrida.
Que importância atribui à participação do cidadão na prossecução por uma maior eficiência na Administração Local?
É crucial para o desenvolvimento de um concelho, pois é quem mais está dentro dos problemas que afectam o quotidiano. Os políticos são eleitos para dar mais qualidade de vida e proporcionar uma vida condigna a todos os cidadãos, mas na realidade também só conseguem dar uma resposta mais assertiva com a participação cívica de todos. Enquanto cidadão, nunca me coibi de participar, alertar e dar humildes contributos para uma melhor resposta do sistema público e até em entidades privadas e, por isso, tenho a noção da importância da participação de todos para um melhor serviço público.
Ao contrário do que se passava no passado, tento incentivar ao máximo a participação cívica de todos e vamos aumentar o leque de serviços disponíveis ao munícipe.
Aliás, como bom exemplo da vontade e do sucesso desta política de proximidade, estamos a desenvolver pelo segundo ano consecutivo, uma iniciativa que envolve os munícipes na gestão do próprio município. Refiro-me ao Orçamento Participativo que percorre todas as localidades do Concelho, onde discutimos com a população os seus desejos e vontades relativamente ao investimento a ser feito no ano seguinte.