SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#165 | NOVEMBRO 2010
JOSÉ MARIA COSTA
Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
"Pretendemos tornar o Plano Estratégico o mais abrangente e aberto possível"

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou recentemente um processo de participação pública online da revisão do Plano Estratégico para os próximos anos. Quais foram os objectivos inerentes a este passo?
A intenção da Câmara Municipal é tornar o Plano Estratégico o mais abrangente e aberto possível. É importante uma visão integrada e que respeite as opiniões dos vianenses. Assente no diálogo, esta participação pública pretende envolver os agentes sociais, culturais, desportivos e económicos neste processo.
Paralelamente, a Câmara Municipal criou um Conselho Económico e Social, cuja missão é acompanhar o processo de revisão do Plano. Trata-se de um órgão consultivo da CM Viana do Castelo composto por personalidades de todos os quadrantes para apoiar, opinar e validar esta e outras questões.

Que benefícios traz um Plano Estratégico “participativo” à Administração Local, em relação ao tradicional? Que lacunas vem colmatar a participação do cidadão?
A Câmara Municipal de Viana do Castelo acredita que a participação dos vianenses, naqueles que serão os projectos e as linhas dos próximos anos da acção autárquica, trará benefícios. Desde logo, porque envolve directamente os que vivem a cidade e o concelho e, numa segunda análise, porque traz achegas e ideias que, quer para a empresa que está a elaborar o Plano Estratégico, quer para a própria autarquia, poderão ser excelentes contributos e óptimas críticas a integrar.
Quer a Câmara Municipal, com esta participação, aproximar o cidadão da decisão, do exercício da cidadania.

Pode dar exemplos de sugestões ou propostas que tenham sido aceites e implementadas?
Neste momento, estão a ser compilados os contributos das diversas instituições que participaram nos encontros e debates temáticos.

Como funciona exactamente o processo de participação online, ao nível da tecnologia?
É simples: encontra-se online um resumo daquelas que são as linhas programáticas e uma ficha onde podem constar as opiniões e os projectos que propõe.

Que outras áreas da AP acha que beneficiariam com esta vertente participativa?
Foi melhorada a articulação entre os diversos serviços da administração central e local e incentivada a discussão de projectos e acções para o território do concelho.

Biografia
José Maria Costa é presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Engenheiro químico de formação, também foi Vereador do município, entre 1998 e 2009, com os Pelouros do Ambiente, Desenvolvimento das Freguesias, Área Social, Desenvolvimento Económico, Transportes e Trânsito.
Foi Administrador na GestinViana – Parques Empresariais, em representação do Município; Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo; Vogal da Resulima e Vogal do Conselho de Administração do Polis do Litoral.

SUBSCRIÇÃO / CANCELAMENTO
ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Francisco Caipirra, Eugénia Almeida Santos, Adelino Augusto Rocha Soares
 
Interface
Banca&Seguros
Precisamos cada vez mais de parceiros que estejam ao nosso lado
Flávio Lança
Intra Director
Recursos Humanos
As organizações devem ser capazes de antecipar as competências críticas para o futuro
António Cerejeira
Interface Saúde
A instalação e renovação das centrais são a solução mais segura e eficiente na gestão do ar comprimido e vácuo
Paulo Marques
Interface Empresas
Não acreditamos num mercado interno e num mercado externo, mas sim num mercado global
Carlos Couto
Intra Director Financeiro
A leviandade com que nos últimos anos as instituições financeiras facultaram créditos hipotecários foi também um dos principais factores causadores da crise financeira
André Cid
Edição Design Luís Silva
Produção Filipe Neto Publicidade
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).