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Poderá consultar as apresentações feitas no evento "BPM nas Seguradoras" em algebrica.pt
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Sector segurador discute BPM
O Business Process Management (BPM) é uma ferramenta que se encontra em franco crescimento e que poderá trazer grandes vantagens ao sector segurador quando bem implementada. Estas foram algumas das ideias que ficaram das Jornadas “BPM nas Seguradoras”, organizadas recentemente pela revista Interface Banca & Seguros com a parceria institucional da Associação Portuguesa de Seguradores.
Referenciado já várias vezes como uma evolução do Enterprise Application Integration (EAI), o BPM poderá cruzar elementos da cadeia de valor (como o CRM, o SCM, o ERP) e desta forma permitir uma gestão dos processos integrada e mais flexível. Segundo referiu Artur Duarte, director coordenador da Direcção de Qualidade e Organização da Tranquilidade, “o BPM é o coração que está no centro de tudo e deve relacionar todas as peças que compõem uma organização”.
Nas Jornadas foram apresentadas abordagens ao BPM, bem como alguns case-studies ilustrativos deste conceito. Testemunhos foram dados por responsáveis da Universidade de Aveiro, da Companhia de Seguros Tranquilidade, das empresas CSC, Sun Microsystems e SAP, da Advance Carre, da Universidade Católica e da entidade espanhola Tirea (Tecnologias de la Información y Redes para las Entidades Aseguradoras).
No final ficou a ideia do futuro promissor do BPM, essencialmente com o amadurecimento do e-business, onde é preciso ter uma visão generalizada do negócio. Neste sentido, Paulo Amaral, professor da Universidade Católica, questionou o impacto que o e-business e os negócios móveis poderão vir a ter na actividade seguradora, salientando “quando acontecer, a necessidade de BPM será importante porque depois ter informação em tempo real”. Poderá consultar as apresentações em algebrica.pt.
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[ Actualidades ]
Banca online espanhola alvo de pirataria informática
Alguns bancos espanhóis foram recentemente alvo de ataques de piratas informáticos, noticiou o diário Galicia Hoxe. A fraude consistia em tentar convencer os clientes dos sítios web dos bancos a darem os seus dados bancários num sítio web falso. O Banco Popular foi o último alvo destes ataques, tendo detectado o envio excessivo de emails em seu nome, quando alguns clientes confrontaram a instituição com o objectivo deste pedido. O email pirata solicitava os dados, com a garantia de assim reforçar a segurança das suas contas. Ao clicar no link pedido, o cliente julgava estar a entrar no sítio web do banco, mas na realidade estava a entrar na página pirata, praticamente igual à da instituição. O Banesto e a Ibercaja foram também alvo destes ataques, bem como nos Estados Unidos o Citibank e o Bank of América.
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[ Notícias Nacional ]
Banco de Portugal implementa soluções Unicenter
Com o objectivo de monitorizar a informação de negócio, de forma a que as equipas técnicas de suporte possam detalhar todos os eventos a partir da visão global para a componente particular, o Banco de Portugal acaba de implementar soluções Unicenter da Computer Associates. A finalidade é fazer uma gestão centralizada da infra-estrutura de TI, que se sustenta numa política de melhoramento dos serviços por si prestados.
Seguradoras vão partilhar base de dados sobre acidentes
As seguradoras e as autoridades policiais vão partilhar uma base de dados sobre acidentes, com o objectivo de reforçar a segurança rodoviária, anunciaram recentemente os responsáveis do Instituto de Estradas de Portugal. A base de dados de acidentes prevê a partilha de informações entre as seguradoras, o IEP, a PSP e a Brigada de Trânsito da GNR. Este ano deverá ser feito o levantamento das necessidades de informação da base de dados, prevendo-se que o sistema esteja operacional em 2005.
Axa conclui programa Tecnisys
A Axa Portugal pretende concluir no corrente ano o programa Tecnisys, cuja implementação está a decorrer há algum tempo. Em 2003, destacou-se a Migração Automóvel no âmbito deste programa. Para além da conclusão deste trabalho, a Axa pretende ainda integrar os sistemas Tecnisys e SAP com os diferentes canais e parceiros, pretende desactivar o sistema IBM e adaptar ainda os écrans aos processos e canais.
Millennium BCP disponibiliza software para gerir pagamentos
O Millennium BCP disponibiliza agora um software de gestão de ficheiros para facilitar o processamento de pagamentos e cobranças. O software permite que as empresas efectuem cobranças aos seus clientes com um único ficheiro e por via electrónica. Para além das funcionalidades tradicionais, como a construção de ficheiros de pagamentos a fornecedores, de vencimentos e de cobranças, este software vem facilitar a adesão das empresas ao sistema de débitos directos (SDD), refere o banco em comunicado. As empresas poderão gerar automaticamente ficheiros de cobrança SDD e criar ficheiros para activar as autorizações de débito comunicadas pelos seus clientes.
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Ao longo de mais de 40 anos, a CSC tem contribuído para a prossecução dos objectivos estratégicos dos seus clientes, através da implementação de soluções assentes em Tecnologia.
A CSC é um dos líderes mundiais em TI, nos mais diversos sectores de actividade, de entre os quais se destacam os Serviços Financeiros. Centenas de Organizações em todo o mundo confiam à CSC a gestão das suas operações, a implementação de soluções empresariais e a resposta às suas necessidades de consultoria e integração aplicacional.
No evento Jornadas BPM de Seguros, organizado pela inter.face Banca & Seguros em Fevereiro último, a CSC teve a oportunidade de dar a conhecer a sua proposta de valor para a área de Business Process Management e apresentar a arquitectura de integração de processos, o CSC e4.
Venha conhecê-las melhor!
CSC Portugal
Lagoas Park, Edif. 1
2740-264 Porto Salvo
Tlf: 21 00 40 800 / Fax: 21 00 40 899
Para mais informações visite o website da Companhia em www.csc.pt
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[ Notícias Internacional ]
Credicard implementa projecto de CRM
A Credicard, emissora de cartões de crédito no Brasil, acaba de implementar um sistema de CRM, que possui uma aplicação para a Automação da Força
de Vendas (SFA). O objectivo é dinamizar as estratégias de relacionamento com os clientes. “Se a abordagem inicial ao cliente for precisa, este terá à partida o produto adequado ao seu perfil, o que lhe facilitará a tomada de decisão e o ajudará na criação de uma imagem positiva da empresa, beneficiando futuros contactos”, refere Miltonleise carreiro, vice-presidente de Vendas da Credicard. A plataforma escolhida foi a da Siebel e o projecto foi desenvolvido pela Deloitte Consulting e Novabase Brasil.
Delta Lloyd adere ao outsourcing de TI
A seguradora holandesa Delta Lloyd firmou um contracto de outsourcing com a IBM para a gestão e desenvolvimento do seu ambiente de TI, help desk, servidores, redes e PC. O contrato de sete anos está orçado em 255 milhões de dólares e deverá arrancar no segundo semestre de 2004. “Nós temos dois grandes departamento de TI dentro da Delta Lloyd. A IBM ficará encarregue da infra-estrutura interna de TI enquanto que nós continuaremos a operar os sistemas que estão mais próximos dos nossos produtos financeiros”, referiu Janneke Dijkstra, porta-voz da seguradora.
Bank of America migra back-office para a Índia
Seguindo uma tendência que se tem vindo a registar, o Bank of America transferiu para a Índia o processamento de algumas das suas operações de back-office. Para isso, criou uma subsidiária neste país que deverá contar com 500 colaboradores no final deste ano e mais de mil em meados de 2005. Segundo um estudo da AT Kearney, as instituições financeiras norte-americanas estão apostar seriamente no outsourcing offshore, sendo que nos próximos cinco anos já deverão ter neste regime oito por cento da sua força de trabalho.
Interbancos reforça sistemas de informação
A Interbancos, entidade responsável pela rede interbancária moçambicana “Ponto 24” (rede de ATM e POS), implementou no passado mês de Fevereiro uma série de soluções para fazer face aos actuais requisitos da indústria de pagamentos, nomeadamente em termos de segurança e de normas EMV (Europay, Mastercard, Visa) e de novos serviços que não eram compatíveis com os sistemas tradicionais. Das soluções implementadas, destaque para o “driving” e gestão da rede de ATM e da rede de POS, a ligação aos bancos em tempo real, a compensação interbancária, etc.. A implementação esteve a cargo da Bizfirst.
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[ Ficha Técnica ]
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