SE NÃO CONSEGUIR VISUALIZAR ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA CLIQUE AQUI
#185 | JANEIRO 2011
CONCEIÇÃO TOMÁS
Directora de Marketing da Generali Companhia de Seguros
"Passámos de um consumidor passivo para um consumidor activo, cada vez mais informado e cada vez mais exigente"

Que desafios se colocam a um Director de Marketing numa seguradora como a Generali?
A Generali é uma seguradora internacional e um dos mais importantes grupos seguradores da Europa, que adoptou uma aproximação aos mercados locais baseada numa descentralização multi-marca e multi-local. Enquanto directora de Marketing da Generali em Portugal, o maior desafio é entender as necessidades do consumidor local e adaptar a nossa oferta em produtos e serviços a essas necessidades, mantendo os objectivos da nossa empresa. Cada vez mais o cliente manifesta a sua opinião de forma aberta. Passámos de um consumidor passivo para um consumidor activo, cada vez mais informado e cada vez mais exigente. Algo a que as marcas não estão habituadas.

Aos objectivos de gestão que passarão, nomeadamente, pelo aumento da performance da Generali, conjugando ao mesmo tempo a fidelização e a rentabilidade dos seus clientes, conseguem agregar uma estratégia de proximidade aos clientes?
A actual crise financeira condiciona não só a performance financeira da Generali, como também das restantes empresas presentes no mercado. Esta realidade reforça ainda mais a obrigação de estabelecer objectivos e estratégias fortemente centradas no cliente e na sua satisfação. Pretendemos continuar a desenvolver o trabalho que permitiu à Generali alcançar, pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar no ECSI – Índice Nacional de Satisfação do Cliente – no sector de seguros, alicerçado na estrutura comercial da Generali, que assenta numa rede de distribuição tradicional, privilegiando o papel dos mediadores que oferecem aos clientes um atendimento profissional e personalizado.

Essa estratégia passa pelo recurso a tecnologias de informação? Os clientes são hoje colocados perante ferramentas como os canais a si dirigidos. Como avalia a sua utilização?
Estar na vanguarda das novas tecnologias é fundamental não só para a Generali, como também para os seus clientes e mediadores, que cada vez mais procuram ter acesso a ferramentas que lhe facilitem o acesso a informação privilegiada. Nesse sentido e dando resposta às necessidades dos nossos clientes, a Generali já tem disponível um portal de HomeInsurance, onde o cliente comodamente pode consultar todas as suas apólices, extractos de conta poupança, consultar recibos, solicitar alterações e outras funcionalidades que têm constantemente vindo a ser melhoradas. Por sua vez, também os nossos mediadores têm à sua disposição um vasto conjunto de tecnologias de informação que lhes garante maior autonomia e simplicidade de processos, como é o caso da Extragen – site de comunicação interna com os mediadores – e da plataforma de emissão on-line.

Automatização e simplificação de processos são premissa de satisfação junto dos clientes? E em termos da constituição de uma relação de proximidade, como é que esta pode ser alicerçada?
Sim claramente, na medida em que o cliente ganha autonomia e passa a despender menos tempo para alcançar o que pretende. A relação de proximidade com o cliente depende do perfil do próprio cliente ou segmentos de clientes. Há clientes que privilegiam o contacto pessoal, outros a rapidez de processos. O que a nossa empresa tem de fazer é adaptar-se ao perfil de clientes e desenvolver ferramentas que aumentem a satisfação e permitam aumentar a produtividade dos nossos mediadores.

De acordo com os resultados do Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ESCI - Portugal 2009), o sector dos seguros manteve-se no 4º lugar entre os 13 sectores analisados neste índice, situando-se à frente da banca. Entre as 15 seguradoras que se submeteram a este estudo, a Generali foi – como já mencionou – a seguradora que obteve melhor pontuação (7,78 pontos). Como comenta estes resultados?
Mostra que estamos no caminho correcto e premeia o trabalho desenvolvido pelos nossos mediadores e por todos os nossos colaboradores, que estão focados na satisfação dos nossos clientes. A atribuição, pelo segundo ano consecutivo, do 1º lugar no Índice Nacional de Satisfação do Cliente de seguros, no segundo ano em que participámos, é o reconhecimento do empenho e excelência do serviço prestado pela Generali, pelos seus colaboradores e mediadores aos seus clientes. Conseguimos apresentar valores significativamente superiores aos do conjunto dos seguradores em todas as variáveis. A diferença face ao sector torna-se mais evidente, quando analisados factores que implicam a utilização do serviço, sendo a Gestão de Reclamações um dos índices analisados onde a Generali mais se destacou.

* Complete a leitura desta entrevista na edição de Fevereiro da revista Interface Banca & Seguros

Biografia
Conceição Tomás é licenciada pelo INP (Instituto Superior Novas Profissões) em Relações Públicas e Publicidade, com pós-graduação em Marketing pelo ISG (Escola de Gestão) e frequência do Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, vertente Marketing Research e CRM, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação/Universidade Nova de Lisboa (ISEGI/UNL).

SUBSCRIÇÃO / CANCELAMENTO
ÚLTIMAS ENTREVISTAS
Altina González, Flávio Lança, Eduardo Romano
 
Jornadas Interface Administração Pública
Gestão Financeira e Orçamental na AP
23 de Fevereiro de 2011
Lisboa
Intra Director
Recursos Humanos
Procuramos ir de encontro às expectativas dos nossos clientes, evitando formações que se caracterizem por uma relação unidireccional formador – formando e que se limite à mera exposição de conhecimentos
Nuno Nogueira
Interface Administração Pública
As tecnologias e a Internet são instrumentos transversais e de suporte à concretização do interesse público de forma partilhada
David Ferraz
Interface Empresas
Inovação e eficiência. De uma forma geral, o tecido empresarial português parece ser melhor no primeiro do que no segundo
Pedro Penedo
Intra Director Marketing e Comunicação
O papel que o marketing desempenha não é exclusivo da divisão mas transversal a toda a companhia
Luís Alves Monteiro
Intra Director Financeiro
Temos sido parceiros fundamentais da economia portuguesa em todas as fases da sua edificação social e económica, acrescentando sistematicamente valor à sua capacidade produtiva e contribuindo decisivamente para a sua dinâmica empresarial
Miguel Guerreiro
Edição Design Luís Silva
Produção Filipe Neto Publicidade
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).