Qual a importância da Certificação de Qualidade na prestação de cuidados de saúde primários?
O objectivo da certificação da qualidade é prestar melhores cuidados, melhorar a organização dos centros de saúde, motivar os profissionais, desenvolver uma cultura de melhoria continua e conseguir utentes e profissionais mais satisfeitos. A certificação, no entanto, não deve ser vista como um fim em si mesmo, mas sobretudo como um corolário e o reconhecimento de que a Organização demonstra capacidade de planear, desenvolver e controlar os seus processos e os recursos respondendo que forma eficiente às necessidades dos seus utentes.
A SRS de Bragança tem encetado esforços no sentido de promover a candidatura dos Centros de Saúde da região à Marca de Atendimento de Qualidade. Qual tem sido a receptividade dos centros de saúde a esta situação?
Os profissionais dos centros de saúde estão de um modo geral receptivos e motivados, porque encaram este processo como uma etapa que pode dar visibilidade ao empenhamento e responsabilização como se colocam ao serviço e na prestação de cuidados aos nossos utentes. Como é óbvio estão cientes do esforço que recai sobre eles. Mas também sabem que contam com o meu apoio e com o apoio de toda a equipa de profissionais da SRS Bragança.
Quais são as principais vantagens que decorrem da certificação de qualidade para utentes e profissionais de saúde?
Melhorar o atendimento a vários níveis, melhorar a acessibilidade aos cuidados e a qualidade dos mesmos, promover a humanização e a melhoria das relações interpessoais.
Que requisitos deve um centro de saúde ou USF observar no sentido de conquistar a certificação de qualidade no atendimento?
No nosso caso considerámos estratégico e oportuno candidatar-nos à marca AQR, porque é uma marca concebida especificamente para serviços de saúde, porque se inscreve no âmbito do nosso projecto de qualidade do atendimento e, porque é perfeitamente compatível com todos os princípios orientadores da norma IS0 9001.
Para além do atendimento, que outras áreas dos cuidados primários considera que deverão ser alvo de certificação de qualidade?
Bem, eu entendo o atendimento numa acepção lata. O conjunto de actividades que se inter-relacionam para responder de forma completa e coerente às diversas necessidades e expectativas dos utentes e da comunidade em geral. Foi desta forma abrangente que todos os centros de Saúde encaram o projecto qualidade do atendimento. Por isso, as matérias relacionadas com boas práticas de enfermagem, procedimentos ambientais e de segurança bem como o cumprimento de regras de controlo de infecção, são componentes essenciais da Qualidade do serviço e indispensáveis na avaliação do desempenho de uma instituição de saúde.
Mais do que áreas é importante que se compreenda que este tema não é algo que apenas respeita à telefonista, ou aos administrativos. É da responsabilidade de todos os profissionais de um Centro de Saúde e está muito para além do sorrir e saber atender telefones.
O que deve ser feito para sensibilizar os centros de saúde a investirem na acreditação?
Normalmente sou pragmática na gestão. Os profissionais dos Centros de saúde investirão na acreditação logo que compreendam e ou vejam as vantagens directas, quer para o seu trabalho, quer para a Organização. Esta é a experiência vivida e que posso transmitir porque se constata na nossa Sub-região e provavelmente não será muito diferente dos desafios que se colocam em todo o país.
Biografia
Berta Nunes é Coordenadora da SRS de Bragança desde Setembro de 2005. Entre 2003 e 2005 foi professora Auxiliar do Pólo da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UT AO) de Miranda do Douro, tendo leccionado a disciplina de "Antropologia Médica". Licenciada em Medicina e Cirúrgia pela Faculdade de Medicina do Porto e doutorada em Medicina Comunitária no ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) esta responsável foi Directora do Centro de Saúde de Alfândega da Fé de 1996 a 2002, altura em que este centro de saúde ganhou vários prémios de qualidade a nível nacional e europeu.