Em conjunto com a OutSystems, o Hospital Fernando da Fonseca (HFF) implementou recentemente o projecto “Gestão de Consumo do Bloco Operatório”. Em que consiste este projecto? Quais as suas principais funcionalidades?
A solução implementada caracteriza-se por disponibilizar ao profissional de saúde um front-end dinâmico que permite a recolha de dados, gestão do circuito dos consumíveis do bloco, assim como capacidades flexíveis para a exportação dos dados.
As principais funcionalidades são:
- Controlo total dos consumíveis, fármacos e equipamentos utilizados, em todos os actos cirúrgicos;
- Determinação exacta do custo de cada procedimento cirúrgico;
- Avaliação das práticas utilizadas por cada cirurgião/equipa cirúrgica para o tratamento das diversas patologias, bem como estabelecer padrões de comparação.
Quais são os principais objectivos da implementação deste projecto, a médio longo prazo, para o HFF?
O principal objectivo teve origem numa necessidade da direcção de produção deste hospital em realizar o controlo dos consumíveis, fármacos e equipamentos utilizados em todos os actos cirúrgicos. Recorde-se que o Hospital Fernando Fonseca é um dos hospitais que tem o maior índice de produção cirúrgica do país.
Em que aspectos a implementação deste projecto permitiu ao Hospital implementar um forte sistema de Business Intelligence (BI)?
A solução implementada não é propriamente um sistema de BI. Caracteriza-se por disponibilizar ao profissional de saúde um front-end dinâmico que permite a recolha de dados, gestão do circuito dos consumíveis do bloco e capacidades flexíveis para a exportação dos dados.
Que vantagens este novo projecto trouxe para o HFF em relação ao sistema anterior?
O sistema convencional era suportado, na melhor das hipóteses, com registos em papel e sem que se tivesse a capacidade de controlo de custos dos procedimentos por cirurgia nem nenhuma avaliação das práticas utilizadas por cada cirurgião ou equipa.
Qual a sua posição relativamente a utilização de metodologias ágeis na área da Saúde?
Com as metodologias ágeis é possível obter resultados rápidos uma vez que é possível conceber um entendimento célere e comum do negócio, entre as partes envolvidas. Na prática, são realizadas algumas reuniões interactivas que permitem produzir “protótipos” funcionais da solução e no qual todo o ciclo de desenho, planeamento, desenvolvimento e implementação do projecto conseguem-se fazer em tempos record.
Biografia
Luís Gouveia é licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) e pós-graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Nova de Lisboa - Escola Nacional de Saúde Pública. Frequentou ainda o PAGE - Programa Avançado de Gestão para Executivos, na Faculdade de Ciências
Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Foi admitido no Hospital Amadora Sintra Soc. Gestora S.A em 1996, exercendo actualmente, e desde 2003, o cargo de Gestor de Produção do Hospital Fernando Fonseca.